sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

AMO AS MULHERES QUE CANTAM- V


FATIMA GUEDES-A BALADEIRA DO CANCIONEIRO BRASILEIRO


No final dos anos 70, as rádios de freqüência de ondas moduladas, as famosas AMs, vão perdendo força para as FMs. Com um som muito mais nítido e limpo, as fms, preparavam o caminho para a era digital. Alem disto, a programação tinha enormes diferenças das velhas AMs.


Primeiro, tocavam muita musica, consideravam-se emissoras de musica, outros assuntos não eram trabalhados. Segundo, a maior parte das canções era de MPB, com muito pouco espaço para o Internacional e a chamada musica popular ou brega. Fins dos tempos de regime militar, as freqüências moduladas, desfilavam durante todo o dia e noite, consagrados artistas nacionais, como Chico Buarque, Milton, Caetano, Gil, Gal e muitos outros.


Mas abria espaço para os novos da musica Brasileira. Aí é que deram seu ar da graça, Zé Ramalho, Fagner, Oswaldo Montenegro e diversos outros artistas. Foi neste universo de emissoras 24h no ar, inaugurando nas rádios esta jornada, que conheci Fátima Guedes. Carioca, iniciou cantando em Festivais, como a maioria da geração 60 e 70.


Foi Elis Regina que mostrou a moça com jeito de Joan Baez e cantando como Maysa, em seu especial de final de ano na TV, alem de gravar musicas suas. Compositora, teve vários sucessos, entre eles Onze Fitas e canções gravadas por muita gente boa, como a própria Elis, Nana Caymmi, Zizi Possi, Joana e Simone. O Disco Pra Bom Entendedor, foi o segundo da era digital gravado por Fátima. Recheado de Baladas, sambas canções, o CD é datado de 1993.


Nenhum comentário: