sexta-feira, 29 de novembro de 2013

I Can't Get No) Satisfaction

Fui ouvir e ver Rock In Rool pela primeira vez, com uns oito ou nove anos de idade, não me lembro bem. Foi pela televisão, ainda preto e branco, uma telefunkem, com uma traseira enorme, acho que de cor amarela. Compramos para dar cor nas imagens, uma tela de plástico, com traços azuis, vermelhos e pretos. Era considerado chique para época. O incomodo, era ter que levantar para mudar de canal. Tínhamos que virar o enorme seletor.
Foi na antiga TV, que vi pela primeira vez um programa que falava e tocava Rock. Tratava-se do Papo Pop, apresentado por um cara gordo, com roupas coloridas de nome Big Boy. A atração era veiculada na TV Record. Foi com  Big Boy, que pude conhecer bandas clássicas hoje, mas naquele tempo desconhecidas do público Brasileiro. Led Zepellin, Pink Floyd, e Rolling Stones. Boy foi o primeiro disc Jokey Brasileiro. As rádios foi seu habit no inicio de carreira. Ficou famoso também por suas entradas no Jornal hoje da Rede Globo, falando de discos e apresentando clipes.
Foi assistindo este gordo (nos deixou muito cedo, morreu em 1977), que tive minha iniciação rockeira e Stoniana. Depois disto peguei em mãos uma coletânea que tinha Angie, que Jagger fez para sua mulher. Clic aqui: http://brzu.net/04tkm . Mas foi Satisfaction, a canção de minha introdução ao estilo do Rolling Stones. Já de cara, mesmo com minha idade tenra, via nos acordes, na forma de interpretação, toda uma sensibilidade eminentemente sexual. Na verdade eu sentia, não compreendia.
Mais tarde, já calejado com música e com o Rock, pude pesquisar e conhecer a Banda mais antiga em atividade nos dias atuais. Dartford cidade do interior da Inglaterra foi o palco do encontro, entre os então garotos Mick Jagger e Keith Richards. Os dois gostavam de Blues, daquela coisa negra, com um ritmo esfuziante, pronto para liberar adrenalina e levar ao orgasmo dançante. Os Pubs de Londres foi o caminho destes rapazes, que formaram em 1962 uma Banda. Foi em Muddy Waters, uma lenda do Blues, que foram buscar o nome do Grupo. A canção Rollin Stone de Waters, deu origem o nome da banda. Veja a canção aqui: http://zip.net/brknQb .
O Blues, o Rock de Chuck Berry, outra influência forte, foi compondo o estilo da banda. Arranjos dançantes, cantados com voz rasgada de Mick Jagger, com toques refinados do Blues Tradicional. Adicione uma pitada de sensualidade, em rostos e corpos bonitos e você terá uma banda, que levava a loucura rapazes e moças nos primeiros pubs e palcos que tocava.
No inicio, pareceu ser o rival dos Beatles. Canções com letras despretensiosas, terninhos e cabelos curtos. Mas só foi impressão. Logo os caras, faziam letras cada vez mais agressivas sexualmente ou faziam viagens loucas por mundos, nunca dantes navegados. Os Stones, tiveram no inicio o selo de ser uma banda a mais no cenário Pop. A Banda que copiava os meninos de Liverpool. Mas foi a mídia Marqueteira que vendeu esta falsa disputa. A vitalidade dos Rolling Stones é algo que é de se admirar. Não tive a oportunidade de vê-los ao vivo das vezes que vieram ao Brasil, apenas pela Televisão, agora colorida. Mas eles são sensacionais.
Satisfaction, é do disco de 1965. Ainda os acordes do Blues, se faziam presentes em varias faixas. Mas os riffs da Guitarra de Keith Richards já apontava para a tendência que vai consagrar os Stones, o Rock Blues. A canção é um dos maiores sucessos da banda. Veja aqui: http://zip.net/bvlFZt .

(I Can't Get No) Satisfaction

The Rolling Stones 

(I Can't Get No) Satisfaction

I can't get no satisfaction
I can't get no satisfaction

'Cause I try, and I try, and I try, and I try

I can't get no
I can't get no

When I'm drivin' in my car
And that man comes on the radio
He's tellin' me more and more
About some useless information

Supposed to fire my imagination
I can't get no, oh, no, no, no
Hey, hey, hey, that's what I say

I can't get no satisfaction
I can't get no satisfaction

'Cause I try, and I try, and I try, and I try

I can't get no
I can't get no

When I'm watchin' my TV
And that man comes on to tell me
How white my shirts can be
But he can't be a man, 'cause he doesn't smoke
The same cigarettes as me

I can't get no, oh, no, no, no
Hey, hey, hey, that's what I say

I can't get no satisfaction
I can't get no girl reaction
'Cause I try, and I try, and I try, and I try

I can't get no
I can't get no

When I'm ridin' round the world
And I'm doin' this and I'm signing that
And I'm tryin' to make some girl
Who tells me, baby, better come back later next week
'Cause you see I'm on losing streak

I can't get no, oh, no, no, no
Hey, hey, hey, that's what I say
I can't get no, I can't get no

I can't get no satisfaction
No satisfaction, no satisfaction, no satisfaction
I can't get no

(Eu Não Consigo) Me Satisfazer

Eu não consigo me satisfazer
Eu não consigo me satisfazer

Pois eu tento e eu tento e eu tento e eu tento

Eu não consigo
Eu não consigo

Quando estou dirigindo meu carro
E um homem chega no rádio
Ele está me contando mais e mais
Sobre algumas informações inúteis

Para pôr fogo na minha imaginação
Eu não consigo, oh, não, não, não
Hey, hey, hey, é o que eu digo

Eu não consigo me satisfazer
Eu não consigo me satisfazer

Pois eu tento e eu tento e eu tento e eu tento

Eu não consigo
Eu não consigo

Quando eu estou vendo minha tv
E aquele homem aparece para me contar
O quanto as minhas camisetas podem ser brancas
Mas ele não pode ser um homem, porque ele não fuma
Os mesmos cigarros que eu

Eu não consigo no, oh, no, no, no
Hey, hey, hey, é o que eu digo

Eu não consigo me satisfazer
Eu não consigo a reação de uma garota
Pois eu tento e eu tento e eu tento e eu tento

Eu não consigo
Eu não consigo

Quando eu estou andando ao redor do mundo
E eu estou fazendo isso e assinando aquilo
E eu estou tentando transar com uma garota
Que me diz, querido, melhor voltar depois na próxima semana
Pois você vê que eu estou perdendo a minha marca

Eu não consigo não, oh, não, não, não
Hey, hey, hey, é o que eu digo
Eu não consigo. eu não consigo

Eu não consigo ter safisfação
Nenhuma satisfação, nenhuma satisfação, nenhuma safistação
Eu não consigo




Nenhum comentário: