terça-feira, 23 de outubro de 2007

INFORME DA CULTURA MUNICIPAL

Cultura traz regional do Mapa Cultural e “Noite de MPB, Choro, Blues e Jazz”


A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, traz dois eventos culturais nesta sexta-feira, 26 de outubro, às 19h30, no Teatro Vitória. Tratam-se do “Mapa Cultural Paulista Fase Regional - Literatura” e “Limeira em MPB, Choro, Blues e Jazz”, com entrada franca.

Limeira será sede da categoria “Literatura”, no Mapa Cultural Paulista, evento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Cultura e Arte Abaçai e Associação das Oficinas Culturais (Assaoc), com organização da Secretaria da Cultura de Limeira.

Três modalidades englobam a categoria “Literatura”, dentro do Mapa Cultural. São elas: “Conto”, “Poesia” e “Crônica”. Na noite serão conhecidos os classificados para a fase estadual da expressão artística “Literatura”.

25 cidades de São Paulo participam dessa categoria. Limeira possui seus representantes:

Poesia:
Carlos Alberto Fiore – “Arte”, “Coroa de Sonetos”.
Loide Rita Pizani Silva – “Pseudo Sonho de Eros e Psiquê”.
Luiz Roberto Pienta – Demerara (Geossemântica).

Conto:
Maria Rita Gurgel Pinto Lemos – “O Cajado de D. Jorgina”.
Daiza Lacerda – “Memórias do Baú”
Marcos Roberto de Lima – “Vaca de Ferro”

Crônica:
Otacílio César Monteiro – “O Admirador Secreto”
Ricardo Luiz Wollmer – “Desce do Carro e Pega a Bolsa”

Limeira participa das seguintes categorias também:

Artes Plásticas: Nena Rigon, Daniel de Almeida Leitão e Léa Moraes Martins.

Teatro: Grupo Teatral Cênicos e Cínicos, com a comédia “Quem Matou Amélie de Pourt Salut”.

Vídeo: Eduardo Stafini Munhoz.

Canto Coral: Coral Municipal de Limeira.

Fotografia: Talma Ciarrochi e Kleber Marcelo.

Logo após a escolha dos representantes regionais da categoria “Literatura”, no Mapa Cultural Paulista, acontece o show musical “Limeira em MPB, Choro, Blues e Jazz”. É a segunda edição do evento, criado em 2006, pela Secretaria da Cultura.

Estão confirmados os artistas limeirenses: Contrabanda Blues, Nacontramão, Trio de 2, Márcio Zovico, Reminiscências e Grupo Villa Jazz.

De acordo com o secretário da Cultura, José Farid Zaine, o “Limeira em MPB, Choro, Blues e Jazz”, valoriza os artistas da cidade e reitera a política cultural adotada no município desde 2005, criando eventos para que músicos de Limeira possam mostrar seus trabalhos. “Vamos ter uma noite de grande confraternização da boa música limeirense”, afirma Farid.

Um pouco mais sobre os participantes do II Limeira em MPB, Choro, Blues e Jazz:

Contrabanda Blues:
A Contrabanda Blues, foi formada para disputar o 7º Canta Limeira de abril de 2007. Na oportunidade a Banda defendeu a música BLUES GLOBAL, de Janjão e Danilo. Um Blues, com forte batida de Rock´n Roll, a canção chamou a atenção da platéia, pois para um Festival de MPB, era diferente. Hoje a banda realiza releituras de clássicos da Música Brasileira, como: Sangue Latino, Negro Gato, Como Nossos Pais, Sapato 36 e outras, bem como Rolling Stones e artistas da nova Geração, entre eles Los Hermanos e Cat Powers, bem como composições próprias.

Nacontramão:
A Banda NacontraMão existe há dez anos com três CDs e um DVD gravados com músicas próprias no estilo Blues e Rock'n'Roll. Tem se apresentado em várias casas da nossa região como Campinas, Piracicaba, Rio Claro, Americana, Nova Odessa, além de outras cidades do interior, como também em outros estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, etc.

Trio de 2:
Formado pelos músicos Marcelo Petrelli (bateria) e Veit Stumpenhausen (guitarra, programações) o grupo interpreta temas de jazz, fusion e acid jazz.
Os “músicos virtuais” são utilizados através do computador para suprir a falta de contra baixista, tecladista e percussionista.
Todos os arranjos são produzidos pelo guitarrista Veit.
O repertório possui temas de Pat Metheny, Incógnito, Miles Davis, Paul Desmond, Wayne Shorter, Ricardo Silveira, Joe Zawinul, além de temas próprios.
Músicos há mais de vinte anos Petrelli e Veit prometem levar ao público uma experiência única na execução e interpretação dos temas.

Márcio Zovico:
Pianista. Nunca freqüentou nenhum curso de música, é autodidata. Teve participações expressivas em diversas bandas, sempre revelando seu virtuosismo nos teclados.

Grupo Reminiscências:
O tradicional Grupo Reminiscências, que cada vez mais tem conseguido espaço na cidade e na região, tem o objetivo de resgatar e divulgar a essência musical da alma brasileira, que é o choro. Sempre fiel ao surgimento deste ritmo, que se deu por volta de 1870, e hoje se tornou uma grande expressão da música instrumental brasileira. Os integrantes são: Ditinho (cavaquinho e bandolim), Japão (violão e voz), Juan Carlos (pandeiro) e Pulú (surdo).

Grupo Villa Jazz:
O Grupo Villa Jazz nasceu dentro da Escola Villa Jazz, entre seus professores, em 2001, com Hélio De Gaspari (bateria), Alexandre Santos (contrabaixo), Dédi Ferreira (guitarra), Evandro Grisólio (teclado), Emanuel Massaro (violão) e Raquel Rochia (canto).

Mais informações podem ser obtidas nos telefones do Teatro Vitória: (19) 3451 6679 e 3451 2675.

Nenhum comentário: