segunda-feira, 29 de outubro de 2007

MANHÃS DE SETEMBRO


Esta é daquelas canções, que embalam crianças, adolescentes e adultos. Tive consciência de que Manhãs de Setembro, trazia o clima da época, já na fase adulta. Aos onze anos, a musica entrava em meus ouvidos, e enchia meu corpo de alegria e paz. Esta sensação a tenho até hoje com muitas canções. Esta foi uma das primeiras.

Manhãs de Setembro, de Vanusa e Mario Campana, foi lançada em 1973, no LP Vanusa, é até os dias de hoje um dos maiores sucessos da loira, que iniciou sua carreira, ainda em Minas Gerais seu Estado Natal aos 16 anos. Ao vir para o sudeste maravilha, começou sua trajetória artística, no Programa O Bom, comandado pelo explosivo Eduardo Araújo. Depois disto, esteve presente em todos os programas do movimento Jovem Guarda.

Foi casada com o cantor e compositor Antonio Marcos e o Diretor Artístico de Televisão, Augusto César Vanucci. Vanusa, nos anos 70, margeou entre as correntes da chamada MPB engajada e o movimento Brega. Freqüentou com isto vários programas populares, entre eles o de maior sucesso, A Discoteca do Chacrinha.

Manhãs de Setembro, é uma canção que fala de esperança, amor e Paz, bandeiras dos movimentos pacifistas e Hipiees dos 70.

Vanusa é em minha opinião uma das melhores vozes da Musica Brasileira, injustiçada muitas vezes, não só por cantar estilos não aprovados pela “inteligência dos críticos”, porem foi protagonista de assuntos polêmicos naquele período, como o do Feminismo e da discussão de gênero.

Nenhum comentário: