quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

AMO AS MULHERES QUE CANTAM- IX


UM TRIBUTO Á NARA LEÃO

Fernanda Takai, é uma destas gratas surpresas que a musica brasileira nos reserva. No inicio tinha a impressão que ela era uma versão mais light de Rita Lee dos tempos Mutantes e que o Pato Fú sua versão Trash da melhor banda de Rock de todos os tempos deste País. Depois pude constatar meu erro, e visualizei de que se trata de uma cantora buscando originalidade no espaço quase que masculinizado do Rock.

Fernanda não canta fazendo guturais, nem expressões corporais sensuais ou inusitadas. Sua voz grave, soa para quem não há conhece, como uma diva da Bossa Nova ou da canção romântica. No palco Fernanda, parece uma menininha de colégio interno, tímida e retraída. Mas sua voz e sua presença física, nos faz deleitar e emocionar.

Neste disco, intitulado Onde Brilham os Olhos Seus, ela presta uma homenagem a uma outra cantora, com quase todos os seus atributos físicos. Nara Leão, a musa da Bossa Nova, dama da Tropicália e uma das maiores cantoras do mundo é retratada não só no repertório, todo de canções gravadas pela carioca, mas também no jeito e forma de Fernanda cantar. Lembra o jeito macio e baixo de Nara interpretar. A diferença esta nos arranjos. Bem Pato Fu. Alias o disco produzido por John, marido de Fernanda Takai e integrante da banda Mineira.

As canções vão desde, Zé Kéti, passando Caetano Veloso, Tom Zé, Chico Buarque, até Ernesto Nazareth, Vinicius de Moraes e Ary Barroso.

Um grande disco, de musicas de uma grande dama da MPB, interpretado por uma lady do Rock In Rool.

O DISCO: ONDE BRILHAM OS OLHOS SEUS

"Diz que Fui por Aí" (Zé Ketti/Hortênsio Rocha)
"Lindonéia" (Caetano Veloso)
"Com Açúcar, com Afeto" (Chico Buarque)
"Luz Negra" (Nelson Cavaquinho/Amâncio Cardoso)
"Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos" (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
"Insensatez" (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
"Odeon" (Ernesto Nazareth/Vinicius de Moraes)
"Seja o Meu Céu" (Robertinho de Recife/Capinam)
"Estrada do Sol" (Tom Jobim/Dolores Duran)
"Trevo de Quatro Folhas" (versão: Nilo Sérgio; música: Mort Dixon/H. Woods)
"Descansa Coração" (versão: Nelson Motta; música: Vitor Young/Ned Washington)
"Canta, Maria" (Ary Barroso)
"Ta-hi" (Joubert de Carvalho)

Nenhum comentário: