segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

CALDERA


CALDERA

Escutou esta canção pela primeira vez, no Programa Eleitoral do PT, para o Governo do Estado de São Paulo em 1982. Lula era o candidato do Partido ao Palácio dos Bandeirantes. A gravação, é a do disco Geraes de 1976, de Milton Nascimento, com a Participação do Grupo Água.

Caldera é uma composição de Nelson Araya, integrante do Grupo Água. Não tenho quase nenhuma referencia Histórica, deste Grupo. Apenas que seus integrantes, era mais uma liga das nações Latino Americana, composta por músicos, Argentinos, Clombianos, Chilenos e Brasileiros. O Ritmo o das Américas, com muito Violeta Parra, Victor Jará, Mercedes Sosa e outros.

Caldera aparece no único disco solo que conheço do grupo. Transparência de 1977. Tanto em Geraes, como no disco do Grupo Água, a canção é instrumental com um Gutural de Acompanhamento. Alias Milton como sempre fantástico, nesta forma de expressão da voz.

Como registro, é bom frisar que Geraes, é um disco mais importantes da carreira do Bituca, um de meus favoritos. Traz Fazenda de Nelson Ângelo, Cio da Terra, de Milton de e com Chico Buarque de Holanda, Clementina de Jesus em Circo Maribondo, outra parceria vitoriosa com Chico Buarque, em O Que Será, bem como a participação especialíssima de Mercedes, o Grupo Água em Volver a Los 17 de Violeta Parra.

Caldera é o tipo de canção, para trilha de filmes sobre Revoluções Sociais.

Nenhum comentário: