sexta-feira, 11 de outubro de 2013

BILU BILU TETÉIA

Hoje, 11 de Outubro de 2013, ministrei a terceira aula do Curso Como Funciona a Sociedade, para 80 Assistentes Sociais da Prefeitura. Como de costume, dedico o curso a duas personalidades, que se referenciam ao mês em questão. Outubro é dedicado ás crianças sendo, o dia de amanhã a celebração as criaturinhas mais puras e singelas do Planeta.

A aula foi dedicada aos Palhaços e sua arte de divertir levando a leveza de uma criança a alegria dela e sua constante vontade de viver. Personifiquei a homenagem a dois destes ícones da arte circense de se fazer palhaçada. O primeiro, Arrelia, com seu bordão “Como vai, como vai, Tudo Bem, bem, bem”, que alegrava as tardes de minha geração na TV. O segundo, meu amigo, Limeirense de coração, o Dr. José Francisco, que foi o primeiro Tio Barnabé do Sitio do Pica Pau Amarelo na TV.

Dois personagens de TV, mas nas artes e em especial na música a criança, ou expressões atribuídas a elas, sempre foi tema de letras. Quem não se deliciou com a Arca de Noé, de Vinicius, ou Casa de Brinquedos do próprio ou o recente Palavra Cantada ?. Alguns autores se especializaram a escrever para os meninos e meninas, outros o fizeram esporadicamente como Chico e Edu, em os Saltimbancos uma fabula infantil de forte critica social.

Outra tendência é o ritmo, ser muito próximo a contagiar uma criança, mas o tema é adulto. Os Mamomas Assassinas com letras sensuais, mas com arranjos quase infantis, tinha um público, quase todo ele pre adolescente. Outros se aventuraram por este caminho, tendo sucesso ou não. Eu prefiro canções que falam diretamente a criança, que trabalhe seu universo imaginário, repleto de sonhos e fantasias.

Agora uma canção, que absorveu uma expressão ou quase uma frase cantada, para bebês, Bilu Bilu Tetéia, fez um enorme sucesso nos anos 70. Mauro Celso, que retratamos aqui, já era seu autor e interprete. Tocou barbaramente nas rádios AM daquele tempo e nos programas populares da TV. Mauro já tinha estourado nas paradas com Farofa Fa, no mesmo estilo escrachado e divertido de se comunicar.

Bilu  foi lançada primeiro em um compacto duplo, em 1976, e posteriormente no LP Mauro Celso- Para crianças até 80 anos. O próprio titulo, já anuncia, esta mistura de ritmos, temas infantis, com os adultos. Bilu Bilu Tetéia, foi exatamente cantada e decantada por todas as idades.

Para os que querem recordar este mega sucesso e para os que não conhecem, clic aqui: http://brzu.net/04kxc

Bilu-tetéia
Quando eu era criança
Mamãe dizia
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
Pegava eu no colo
Mostrava pra vizinha
Bilu bilu bilu o biluzinho-tetéia
Que me segurava
Dizia que gracinha
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
O tempo foi passando
Eu fui crescendo
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
E de fazer bilu
Mamãe foi se esquecendo
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
Agora eu tô moço
Tô barbadinho
Não encontro mais ninguém
Pra me fazer um biluzinho
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
Brincava de casinha
Ninguém dizia nada
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
E a filha da vizinha
Era minha namorada
Bilu bilu bilu o biluzinho-tetéia
Agora eu to moço
Não tenho liberdade
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
Pra falzr com a vizinha
É uma calamidade
Se quiser um biluzinho
Tenho que fazer sozinho
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
Bilu bilu bilu bilu-tetéia
Brincava de casinha...


Nenhum comentário: