domingo, 26 de maio de 2013

EU SOU APENAS UM RAPAZ LATINO AMERICANO

Sempre gostei de ir em bancas de Jornal, para garimpar publicações de musica, livros e cultura em geral. A banca IV Centenário, ao lado do relógio da praça Toledo de Barros, em Limeira, é minha favorita. Seu chico o dono da banca, me chamava pelo nome. Hoje quase não apareço por lá, mas repito o ritual de passar os olhos ou folhear revistas sobre o assunto na Banca de meu bairro. Foi em uma destas passagens pela IV Centenário, em 1976, que tive contato com a Revista Violão & Guitarra.

A publicação, trazia canções cifradas para os instrumentos que davam titulo a revista. Ela é um clássico do gênero. Conheço muita gente, músicos de qualidade que aprenderam a tocar musica através das notas musicais do periódico. Não me lembro, se era mensal ou semanal o numero da revista. Meu interesse era em primeiro lugar, conhecer letra de musicas que ouvia nas rádios e segundo um desejo de aprender a tocar violão. Uma das maiores preguiças de minha vida, é aprender a tocar. Não tenho paciência para sala de aula. Por fim, estes eram motivos.

Não tínhamos grana para comprar discos, e pouco que ganhava de meu pai, gostava de comprar as revistas. Um dos números trazia Belchior na capa, com casaco de peles, sorrindo e um boné na cabeça. O bigodão estava lá, com suas canções e uma delas era Eu Sou apenas um Rapaz Latino Americano. Belchior como compositor já era consagrado. Elis Regina e Vanusa já o tinha gravado e feito sucesso com suas canções: Como Nossos Pais, Velha Roupa Colorida, Elis e Paralelas com a Vanusa.

Mas foi Eu Sou Apenas um Rapaz, responsável para que o Brasil, conhece-se não só o brilhante compositor, mas o cantor. Voz grossa e grave, Belchior emplacou a canção nos Top 10, 05 e 01, das paradas de sucesso. Me lembro que antes de ir para a escola, estudava no Trajano Camargo naquele ano de 1976, na sexta serie, passei na banca e comprei o numero da Revista. Ao sair da escola, chovia muito e ao chegar no ponto de ônibus, onde hoje é a agencia da caixa econômica federal da Praça Toledo de Barros, não aguentei, tirei a revista da mochila e mesmo debaixo de chuva, fui direto ler a letra de Eu sou Apenas.

A letra é mais uma que coloca as angustias de um autor com seu cotidiano, de ditadura, de um povo pobre e de um país amordaçado. Já disse que Belchior é um compositor que melhor relata o intimo do Latino Americano. Na canção ele contesta Caetano Veloso e Gil, por conta da Música Tudo é Divino Tudo é Maravilhoso. Apesar da letra dos baianos, apresentarem o espirito da juventude da época, de protestar contra os desmandos do regime e ao mesmo tempo fazerem a ode ao estilo Hippie e psicodélico, Belchior naqueles anos 70, discorda de que tudo era maravilhoso.

Em 2010 me juntei ao Professor e Músico Claudio Corrêa e criamos o projeto A Palo Seco, uma banda para tocar canções de Belchior e com composições próprias trabalhar seu estilo. Tivemos vida curta, um Show e um Festival. Mas um dia a gente retoma o projeto, pois as novas gerações precisam conhecer este fantástico artista, da alma das Américas. Eu Sou Apenas Um Rapaz Latino Americano, esta no disco Alucinação de 1976.

Eu sou apenas um rapaz latino americano

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes e vindo do interior

Mas trago na cabeça uma canção do rádio
Em que um antigo compositor baiano me dizia
Tudo é divino, tudo é maravilhoso

Tenho ouvido muitos discos, conversando com pessoas
Caminhado o meu caminho, papo o som dentro da noite
E não tenho um amigo sequer que ainda acredite nisso não
Tudo muda, e com toda a razão

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes e vindo do interior

Mas sei que tudo é proibido, aliás, eu queria dizer que tudo é permitido
Até beijar você no escuro do cinema quando ninguém nos vê

Não me peça que eu lhe faça uma canção como se deve
Correta, branca, suave, muito limpa, muito leve
Som, palavras são navalhas e eu não posso cantar como convém
Sem querer ferir ninguém

Mas não se preocupe, meu amigo com os horrores que eu lhe digo
Isso é somente uma canção
A vida realmente é diferente quer dizer, ao vivo é muito pior

Eu sou apenas um rapaz latino americano, sem dinheiro no banco
Por favor não saque a arma no saloon, eu sou apenas um cantor

Mas se depois de cantar você ainda quiser me atirar
Mate-me logo à tarde, às três que à noite eu tenho compromisso
E não posso faltar por causa de você

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes e vindo do interior

Mas sei, sei que nada é divino
Nada, nada é maravilhoso
Nada, nada é secreto

Nada, nada é misterioso não

Nenhum comentário: