quinta-feira, 23 de maio de 2013

OVELHA NEGRA


OVELHA NEGRA
A Revista Intervalo, que tinha um formato muito próximo do de bolso, colorida na capa e no miolo, foi para mim como já afirmei nesta serie uma fonte de conhecimentos de musica Brasileira. Folheando um dos números no inicio dos anos 70, vi a foto de uma loirinha vestida com uma túnica estilo noviça rebelde e segurando uma flor. Era Rita Lee, então vocalista da maior banda de Rock do Brasil de todos os tempos, os Mutantes.

Fiquei interessado e fui a busca de informações dela e do grupo. Totalmente influenciados pelo Rock Psicodélico, os irmãos Dias e Rita fizeram História no Rock e na MPB. Recentemente assisti o documentário “Uma Noite em 67”, sobre o famoso Festival da Virada. Os Mutantes, junto com Gilberto Gil apresentaram ao mundo a possibilidade de fundir guitarras elétricas ao Berimbau e a uma orquestra sinfônica. Nascia a Tropicália de Gil que neste Festival acompanhado dos Mutantes cantava Domingo no Parque e Caetano Veloso.

Os Mutantes eram pura experimentação. Da Tropicália para a psicodélia, depois para o Rock Sinfônico. Rita parecia nos meados dos setenta, voos solos, formulas mais simples de musica, até um pouco comercial e compor mais. Ela deixa os Mutantes e envereda para a carreira individual. Faz três discos antes de Fruto Proibido. Conquista espaço nas Rádios e programas de auditório e populares na TV. Emplaca alguns sucessos como José e Menino Bonito.  

Mas o estouro vem mesmo com Fruto Proibido, o segundo com a Banda Tutti Fruti. A Banda que tinha em Luis Sergio Carlini, seu líder, começou em 1971, como Coqueiro Verde. Tocando em bares do Bairro de Pompéia e na onda das drogas lisérgicas da época, o grupo muda para Lisergia. Ao conhecer Rita, a loirinha não gostava do nome da Banda que passa a ser de apoio da Cantora. O nome do Show de 1974, é que vai se encaixar na nominação da Banda.

Vai ser Ovelha Negra, o grande sucesso deste disco, que terá ainda os clássicos, Agora Só Falta Você de Rita com Carlini e uma das três na parceria com o bruxo Paulo Coelho Esse Tal de Roque EnrowOs arranjos são de Carlini e quase todo Blues Rock. Rita assina quase todas as canções, e Ovelha é uma das que ela fez sozinha para o disco.

O conteúdo, o que vai marcar a carreira de Rita Lee, o cotidiano de cada tempo vivido por ela. O conflito familiar da menina rebelde, é a tônica de Ovelha Negra. A cantava no meio fio das calçadas com os amigos e nas festinhas onde rolava MPB. A Música foi ainda tema da segunda versão de Mulheres de Areia na TV Globo. Link para o vídeo da canção: http://migre.me/eH6Qm .
Ovelha negra
Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra
E água fresca
Meu Deus!
Quanto tempo eu passei
Sem saber!
Uh! Uh!...
Foi quando meu pai
Me disse:
"Filha, você é a Ovelha Negra
Da família"
Agora é hora de você assumir
Uh! Uh! E sumir!...
Baby Baby
Não adianta chamar
Quando alguém está perdido
Procurando se encontrar
Baby Baby
Não vale a pena esperar
Oh! Não!
Tire isso da cabeça
Ponha o resto no lugar
Ah! Ah! Ah! Ah!
Tchu! Tchu! Tchu! Tchu!
Não!
Oh! Oh! Ah!
Tchu! Tchu! Ah! Ah!...
Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra
E água fresca
Meu Deus!
Quanto tempo eu passei
Sem saber!
Han!! Han!...
Foi quando meu pai
Me disse:
"Filha, você é a Ovelha Negra
Da família"
Agora é hora de você assumir
Uh! Uh! E sumir!...
Baby Baby
Não adianta chamar
Quando alguém está perdido
Procurando se encontrar
Baby Baby
Não vale a pena esperar
Oh! Não!
Tire isso da cabeça
Ponha o resto no lugar
Ah! Ah! Ah! Ah!
Tchu! Tchu! Tchu! Tchu!
Não!
(Ovelha Negra da Família!)
Tchu! Tchu! Tchu!
Não! Vai sumir!...

Nenhum comentário: