quinta-feira, 13 de junho de 2013

COMO EU QUERO

Nos anos 80, como já disse aqui em outro post, participei de uma banda, o GLADVES, com repertório de MPB. Em 1984, com a saída de alguns integrantes, resolvemos mudar o nome, já que a sigla era o inicio da nominação de cada integrante e também porque queríamos algo mais vibrante e ao mesmo tempo, simples. O nome escolhido (não riam), foi Raios de Sol. A presença feminina era grande no grupo, prevaleceu algo próximo de um galanteio, um elogio, as mulheres do grupo. Não me lembro quem propôs. Pois bem, nome novo, novos integrantes, renovação no repertório.

O ano, varias bandas do chamado Rock BR, estavam em evidencia. Barão Vermelho ainda com Cazuza, Titãs, Paralamas do Sucesso e outras. Muitas musicas eram verdadeiros Hits, tocavam sem cessar nas rádios, verdadeiros melos. Parte do Raios de Sol, defendia continuar com um repertório, baseado nos grandes da música Brasileira, Caetano, Chico, Milton, Gonzaguinha, Ivan Lins e outros. Parte queria uma arejada, incluir canções mais populares para atrair jovens para nossa comunidade, até porque a Banda era projeto da Igreja.

Bom os “Tradicionalistas cederam (perderam). E aí Como Eu Quero, do Kid Abelha ainda com os Abóboras Selvagem, foi uma das escolhidas. A garota convocada para solar a música, se chamava Laurita (saudades dela, não vejo a muito tempo), com sua voz baixinha, suave e doce, muito próxima da de Paula Toller do Kid. Os politicamente corretos não gostavam deste pop para dançar agarradinho, pois a letra mostrava-se muito possessiva, controladora e até machista. Mas venceu novamente a sensibilidade das meninas e outros. 
Alias me parece que Caetano Veloso também era do tipo não satisfeito com Como Eu Quero, que no disco “Livro” de 1998, escreveu uma suposta resposta, embora ele diga que foi feita para a imprensa, fica também a dúvida, e assim para tirarmos nossas conclusões um link da Não Enche: http://migre.me/f0gVk .

Como Eu Quero, esta no segundo disco do Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, é o trabalho que será boom da Banda. O LP O Espião, faz de da canção seu maior sucesso, embora o produtor Liminha, não a queria no repertório. Foi os autores Paula Toller e Leoni, que insistiram e acabaram sendo os responsáveis pelo sucesso do Disco. O Kid, foi mais uma das Bandas dos Anos 80, que apareceu durante os Shows realizados no espaço do Circo Voador no Rio de Janeiro. De lá para gravadoras e para o Mundo. Com um som muito próximo do que fazia David Byrne e os artistas da New Wave, o Kid, é amado e cultuado até hoje, com sua linguagem adolescente apaixonado.

Aprendi a ser fã da Banda, por algumas razões. A primeira uma paixão platônica e de tesão mesmo por Paulinha Toller. Quando a vi aos 40 anos, em 2001 no palco do Rock In Rio III, de mini saia, com certeza se embasbacou como eu. Segunda razão, gosto dos arranjos feitos por George Israel, um músico sensacional. Terceiro, é bom ver temas leves, descompromissados, apolíticos até, serem executados com tamanha competência.

Por isto, vamos ver, ouvir Como Eu quero neste Link: http://migre.me/f0hKY .


Como Eu Quero

Kid Abelha

Diz prá eu ficar muda
Faz cara de mistério
Tira essa bermuda
Que eu quero você sério...
Tramas do sucesso
Mundo particular
Solos de guitarra
Não vão me conquistar...
Uh! eu quero você
Como eu quero!
Uh! eu quero você
Como eu quero!...(x2)
O que você precisa
É de um retoque total
Vou transformar o seu rascunho
Em arte final...
Agora não tem jeito
Cê tá numa cilada
Cada um por si
Você por mim e mais nada...
Uh! eu quero você
Como eu quero!
Uh! eu quero você
Como eu quero!...
Longe do meu domínio
Cê vai de mal a pior
Vem que eu te ensino
Como ser bem melhor...
Longe do meu domínio
Cê vai de mal a pior
Vem que eu te ensino
Como ser bem melhor...
(Bem melhor!)...
Uh! eu quero você
Como eu quero!
Uh! eu quero você
Como eu quero!...(2x)
Uh! eu quero você
Como eu quero!
Uuuuuuuuuuhhh!
Uuuuuuuuuuhhh!...



Nenhum comentário: