domingo, 19 de janeiro de 2014

ALÔ, ALÔ MARCIANO

A Sabedoria Popular, vinda do universo dos pobres, nos traz expressões e frases hilariantes e engraçadas. Esta sabedoria, pautada na História muitas vezes oral do povo, baseado em sua condição social e do ambiente em vive nos faz refletir sobre várias questões entre elas, a das classes sociais. Quem já não ouviu frases do tipo “ O ultimo será o primeiro”, “O Apressado come Cru”, “Cão que muita late, não morde”, e muitas outras frases que ilustram uma situação vivida ou um pensamento.

Após as manifestações de Junho, onde milhares de pessoas foram as ruas protestar, ficou claro os grupos que ali estavam, e os interesses de cada um. Na primeira parte dos protestos, os pobres e as organizações populares, levantavam bandeiras de qualidade de vida e mais politicas públicas. O personagem destas manifestações, eram operários, donas de casa, estudantes pobres, negros e amarelos. Já a segunda parte, altamente estimulada pelas mídias trazia outros personagens e outras bandeiras. Neste ínterim, as palavras de ordem eram o apartidarismo, o ódio aos diferentes e a violência justificando a violência. O personagem de classe média alta, com seus Ipods e Tablet, chegando na Avenida Paulista, com seus carros importados.

Destas manifestações saiu a definição de Coxinhas, para o segundo grupo. Aquele cara que nunca se preocupa com o que acontece aos seu redor, desde que não mexa com seu status e bolso é claro. Aquele que justifica sua condição social, a chamada teoria da seleção Natural, a mesma que criou o Nazismo. A falta de compromisso dos Coxinhas, já foi assunto de teses, textos e música. Uma canção que define bem os Jovens de Classe Média, que tem um discurso superficial e que reproduz discursos da mídia, é a de Max Gonzaga. Clic aqui e ouça: http://zip.net/bkl7WK .

Mas Rita Lee e Roberto de Carvalho, já tratavam do assunto quatro décadas atrás. Alô, Alô Marciano, estourou nas paradas de sucesso em 1980, na interpretação de Elis Regina, tratava o tema como muito humor e ironia. A high society, era como os autores definiam a Classe Média do discurso decorado e conveniente a sua condição social e ao mesmo tempo alienada com o que se passava no País naquele período. High Society tradução que quer dizer Alta Sociedade ou Alta Roda, nada mais era do que a gíria popular daqueles tempos duros.

O Regime Militar embora já demonstra-se naquele anos 80, seu esgotamento, ainda fazia estripulia. Rita e Roberto, vão de certa forma cobrar e denunciar dos bem nascidos e vividos, um engajamento e comprometimento desta classe social na luta contra a ditadura. Naquele momento víamos uma grande crise econômica, causando uma das piores Recessões de nossa História e os autores diziam que a Classe que podia ajudar era Down, triste, porque se acomodava ou se beneficiava com a situação.

Alô, Alô Marciano, esta no disco gravado ao vivo Saudades do Brasil o penúltimo e ultimo lançado em vida por Elis Regina. Clic e ouça: http://zip.net/byl4K3 .
Alô, Alô, Marciano (Elis Regina)
Alô, alô, marciano
Aqui quem fala é da Terra
Pra variar estamos em guerra
Você não imagina a loucura
O ser humano ta na maior fissura porque
Tá cada vez mais down o high society
Down, down, down
O high society
Alô, alô, marciano
A crise tá virando zona
Cada um por si todo mundo na lona
E lá se foi a mordomia
Tem muito rei aí pedindo alforria porque
Tá cada vez mais down o high society
Down, down, down
O high society
Alô, alô, marciano
A coisa tá ficando russa
Muita patrulha, muita bagunça
O muro começou a pichar
Tem sempre um aiatolá pra atola Alá
Tá cada vez mais down o high society
Down, down, down
O high society
Alô, alô, marciano
Aqui quem fala é da Terra
Pra variar estamos em guerra
Você não imagina a loucura
O ser humano ta na maior fissura porque
Tá cada vez mais down o high society
Down, down, down
O high society



Nenhum comentário: