sábado, 15 de março de 2014

MORENA DOS OLHOS D’ÁGUA

Aprendi com minha mãe que a alma, aquilo que não vê e não se encontra no corpo humano, esta na verdade nos olhos. Ela me dizia, os olhos dizem muita coisa, sobre o que as pessoas são na verdade. Fico sempre a pensar neste ensinamento de minha mãe. Ela tem toda a razão. São nossos olhos, catalizadores e transmissores de sentimentos. Por isto algumas pessoas tem dificuldades (inconsciente ou não), de conversar olho no olho. Eles dizem muito.

Chico em sua obra a varias canções em que usa e abusa dos Olhos como tema. Olho nos Olhos, Carolina, são uma destas em que o compositor expõem o olhar como central para contar uma História através da Música. Ele delineia personalidades, atitudes, tendo as lentes dos olhos como porta voz ou cartão de visita de uma pessoa. Os olhos servem para observar. Nas letras de chico atravessam fronteiras, vaticinam uma relação amorosa, denunciam uma ditadura.

Morena dos Olhos D’Água, foi gravada no segundo disco de Chico em 1966. Era a fase lírica do poeta. Com três personagens, a Morena, o pescador ou marinheiro seu amor e o narrador o próprio Chico, demonstra a linguagem metafórica que ainda não tinha florescido, mas que já estava embutida na obra. A tristeza da Morena, olhando para o mar, talvez o duplo sentido, de um Amor distante ou um mundo cheio de amarguras. São os olhos dela que chamam a atenção dos outros personagens.


Link do Vídeo: http://zip.net/brmNwr .

Nenhum comentário: