domingo, 4 de agosto de 2013

ESPERE POR MIM MORENA

Viajei durante quinze anos á trabalho. Foram em dezenas de cidades. Na maioria delas quando militava no Sindicalismo. Parte destes anos (a maioria), sem minha família. Saí na segunda e voltava na sexta ou sábado ou ainda quinze ou vinte dias depois. Foram tempos importantes para meu crescimento politico e profissional. Mas doía muito. A distancia e a ausência da minha família, construía dois sentimentos. A solidão, principalmente á noite e a ansiedade de voltar para casa. Este estou voltando, era como ganhar na loteria, ser campeão do mundo ou ter um filho. Era gratificante a ida para a Rodoviária, no final de um trabalho. Tudo era festa, a compra do bilhete, a compra dos chocolates para mim mulher e minha filha, o embarque. E dentro do Ônibus sacava a maior tecnologia da época o Walkman e ouvia músicas, entre elas esta do Gonzaguinha.

A Música Brasileira, nos presentou (e ainda), com varias canções falando da volta para casa, aos braços da mulher amada, dos familiares e amigos. O regime militar teve recordes de músicas com este tema. Sabiá talvez tenha sido a primeira a prever o que aconteceria um ano depois (1969), com centenas de Brasileiros abandonando forçadamente sua terra, e viver no exílio  Caetano Veloso é autor de uma das canções que melhor traduz este sentimento de angustia de estar longe de casa, London, London. Á canções de esperança, como Canção da Despedida, de Geraldo Vandré e Geraldo Azevedo ou sacudidas como To Voltando de Mauricio Tapajós, durante a Anistia em 1979. Mas a mais emblemática em minha opinião é Debaixo dos Caracóis que Roberto e Erasmo fizeram para Caetano, que vivia em Londres. Veja esta obra prima aqui: http://migre.me/fFrNo .

Gonzaguinha, filho de Gonzagão, era um extraordinário compositor. Um letrista de primeira, era dele as canções de maior expressão de indignação contra os botas dos Generais. Só para citar algumas: Grito de Alerta, Sangrando, Galope e Explode Coração. Clik aqui para ver esta música: http://migre.me/fFrOK . Teve sua carreira iniciada no circuito universitário de Festivais de Música. Mas foi no Festival Internacional da Rede Globo em 1970, o IV FIC que o artista se projetou nacionalmente. Conquistou o terceiro lugar com “Um Abraço terno, em você viu mãe”. De lá até seu falecimento nos anos 90, nos brindou com uma obra fantástica. Gonzaguinha era militante das causas sociais e populares nunca escondeu esta sua opção. O cara faz muita falta.

Espere Por Mim Morena, tem para mim um significado todo especial. Primeiro pelo sentimento da Volta, segunda, porque me fez (e faz), Amar ainda mais a minha Família e amigos, pois é ela que me dá a força para literalmente e simbolicamente, sempre retornar. O trecho mais importante, que ilustra esta volta é este: “E antes de acontecer o Sol, a barra vir quebrar, estarei nos seus braços, para nunca mais voltar”. Ouça e veja aqui: http://migre.me/fFrR1 .

Espere Por Mim, Morena
Espere por mim, morena,
Espere que eu chego já
O amor por você morena
Faz a saudade me apressar.
Espere por mim, morena,
Espere que eu chego já
O amor por você, morena,
Faz a saudade me apressar.
Tire um sono na rede
Deixa a porta encostada
Que o vento da madrugada
Já me leva pra você.
E antes de acontecer o Sol
A barra vir quebrar
Estarei nos teus braços
Para nunca mais voar.
E nas noites de frio
Serei o teu cobertor,
Quentarei o teu corpo
Com meu calor
Ah, minha santa, te juro
Por Deus Nosso Senhor,
Nunca mais, minha morena,
Vou fugir do teu amor.
Espere por mim, morena,
Espere que eu chego já
O amor por você, morena,
Faz a saudade me apressar.
Espere por mim, morena,
Espere que eu chego já
O amor por você, morena…



Nenhum comentário: