sábado, 31 de agosto de 2013

ANUNCIAÇÃO

Li o livro de Sergio Ricardo, compositor, cantor, escritor, cineasta, “Quem quebrou meu violão”, alguns anos atrás. É uma autobiografia e ao mesmo tempo, ele conta a partir de seus ponto de vista a História da Cultura Brasileira, dos anos 40 até o final dos anos 70. Discordo de muita coisa que o cara escreve, vejo que comete injustiças, com o Tropicalismo por exemplo.

Sergio é um extraordinário compositor, embora muito acido nas criticas, gerando dezenas de polêmicas ao longo de sua carreira. Sua obra, tem clássicos, como Zelão e Ponto de Partida. Mas Sergio Ricardo é conhecido do grande público, por ter quebrado seu violão, durante a Final do III Festival de MPB, da TV Record em 1967, quando foi vaiado e não conseguiu sequer interpretar a canção que defendia. Clic aqui e veja Zelão do artista: http://migre.me/fUOHX .

No livro, o também cineasta, fala de seus filmes, entre eles “A Noite do Espantalho. A película é de 1974. Mostra a viagem psicodélica de um grupo de colonos sertanejos pelo Nordeste Brasileiro, liderados pelo espantalho do grupo. Ameaçados de perder suas terras para os coronéis, estes colonos, se organizam para defender seu patrimônio. É Alceu Valença, que personifica o Espantalho. Uma mistura de cordel, música e dança, o cenário do filme é próximo a uma encenação teatral.

Alceu tinha acabado de lançar seu disco de estreia, após perambular por vários Festivais de Música pelo País afora. O LP intitulado Alceu Valença & Geraldo Azevedo (aliás Quadrafônico), gravado ao lado do amigo e parceiro Geraldo, que também esta no Filme é de 1972. Fez um pequeno barulho suficiente para chamar a atenção não só de Sergio Ricardo, como da indústria fonográfica.

Fui perceber a obra de Alceu no final dos Anos 70, com sucessos estrondosos como Coração Bobo, a Manga Rosa e claro Anunciação. A mistura de maracatu, cocos, repentes, com guitarras e Rock In Rool, fez escola de muitos artistas daquela época, entre eles Zé Ramalho e Elba.

Anunciação é uma canção de uma linguagem de metáforas, para contar uma parábola de Amor, da vinda de uma paixão. Fez um enorme sucesso, e introduziu de vez o cantor e compositor no imaginário dos amantes da MPB, misturada com diversos ritmos. Clic para ver e ouvir Anunciação: http://migre.me/fUOKC .

Anunciação
Na bruma leve das paixões
Que vêm de dentro
Tu vens chegando
Prá brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal...(2x)
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...
A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido
Já escuto os teus sinais
Que tu virias
Numa manhã de domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das catedrais...
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!...
Na bruma leve das paixões
Que vem de dentro
Tu vens chegando
Prá brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal...
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...
A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido
Já escuto os teus sinais
Que tu virias
Numa manhã de domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das catedrais...
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!...


Nenhum comentário: