sábado, 17 de agosto de 2013

PAIS E FILHOS


Minha irmã Ana Paula, em sua adolescência, curtia muita música (curte até hoje). Mas não era qualquer música. Lembro que fui eu que apresentei Janis Joplin para ela. Neste clima de som da pesada e de boa qualidade surgiu na vida da Ana, o Legião Urbana. Sua fidelidade a Banda aos dezesseis anos acabou me contagiando e prestando uma maior atenção em Renato Russo e seus companheiros.

Ouvi pela primeira vez a Banda de Brasília, nas ondas do Rádio. Achei no primeiro momento se tratar de uma nova fase de Jerry Adriani, o cantor da Jovem Guarda e de canções Italianas. A voz de Renato, tinha o mesmo timbre de Jerry. Mas não demorou muito para que percebe-se que se tratava, de um menino, que ouvia o ídolo da Jovem Guarda, mas que se sentia influenciado pelo Punk Inglês do Sex Pistol e de John Lennon. A primeira canção que ouvi da (ou do), Legião foi “Quase sem Querer”: Clic aqui: http://migre.me/fMgfK .Do disco Dois de 1986, que apesar do relativo sucesso do primeiro disco, foi este o que fez a Legião fincar de vez no coração dos Brasileiros e em especial dos Jovens.

Mas voltamos, a minha irmã. Em 1990, morava e trabalhava na cidade de Campinas, na Assessoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil. Um belo dia de Junho, clima de inverno, minha irmãzinha, a nossa Janis, me liga e informa que a Legião Urbana, faria um Show no Estádio Brinco da Princesa do Guarani. Ela me pediu para comprar os ingressos, para a mesma e dois amiguinhos. Comprei, quase que fico sem, tamanha a fissura pelo Show. Chegou a noite, para ela do grande dia. Eu como uma espécie de Conselheiro Tutelar, fui para acompanha-los.

Fiquei espantado ao entrar no Estádio, e ver a quantidade esmagadora de meninos e meninas como cantava Renato Russo. Boa parte com acessórios da Banda, camisetas, fitas para prender cabelos, adesivos e outros adereços. A expectativa da Plateia era muito grande em relação á banda. O Show era do disco de maior vendagem da Legião “Quatro Estações”. 

A meninada deu um espetáculo de amor aos três artistas, cantando as músicas, antes do inicio do Show. Estava arrepiado. Começa o Show. Ao contrario do que a imprensa dizia de que Renato, costumava aparecer embriagado e com isto, as apresentações eram ruins, foi uma noite mágica, onde de estranho no ninho, me senti um da legião.

Pais e Filhos, é um dos destaques do disco e do Show Quatro Estações. Mais tarde a Legião Urbana, gravou para a MTV, o primeiro programa Acústico da emissora, onde a música ganhou um arranjo bem Blues, o qual gosto muito. Pais e Filhos, resume bem, as angustias daquela geração de adolescentes, retratada até com um certo desespero, ao contar a História de uma menina que comete suicídio. Mas ao mesmo tempo é de esperança. Com um refrão forte, a música tocou incessante não só nos veículos de comunicação, como no coração de muita gente. Click veja e ouça: http://migre.me/fMggQ .

Pais e filhos
Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe
O que aconteceu…
Ela se jogou da janela
Do quinto andar
Nada é fácil de entender…
Dorme agora
Uuuhum!
É só o vento
Lá fora…
Quero colo!
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui
Com vocês
Estou com medo
Tive um pesadelo
Só vou voltar
Depois das três…
Meu filho vai ter
Nome de santo
Quero o nome
Mais bonito…
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar
Prá pensar
Na verdade não há…
Me diz, por que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim…
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua
Não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar…
Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais
Huhuhuhu!…Oh! Oh!…
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar
Prá pensar
Na verdade não há…
Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais
Não lhe entendem
Mas você não entende seus pais…
Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?…
Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais
Não lhe entendem
Mas você não entende seus pais…
Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?…


Nenhum comentário: