sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PRETA PRETINHA

A Tropicália foi um Movimento. O único movimento, planejado para o ser e o existir, quanto algo organizado e com capacidade de intervenção no mundo das artes e na sociedade. A Bossa Nova, modificou a forma de se fazer música e também comportamentos. Mas não tinha manifesto, não pensava o Brasil em sua totalidade sócio, econômico e politico. Oswald de Andrade iniciou uma confusão dialética nas consciências de Caetano e Gil. Estudaram e foram a luta. Negaram, aproveitaram os Beatles, Camões, poesia concreta e sintetizaram, em uma geleia geral Brasileira.

O Tropicalismo foi sem dúvida, o movimento mais completo da MPB. Foi um espaço de oferecer a critica estética, musical, cultural e porque não politica para o País. Soube recolher de tudo nas artes, misturar, triturar e fazer mesmo uma geleia, com gosto, de rock, baião, bossa nova e muito mais. Um movimento apartidário sim, mas com posição, libertador, contestador. A Pluralidade incomodava conservadores e claro os militares. A prisão de Caetano Veloso e Gilberto Gil em dezembro de 1968, parecia o fim do movimento. Para alguns críticos, isto significava o falecimento de uma concepção não só de fazer música, mas de repensar o mundo. Não foi.

Gal Costa chegou a dizer que no inicio do Exilio dos companheiros de Tropicália, em Londres esta em uma completa solidão. Mas logo, foi superada. O tropicalismo como tal foi criado, não resistiu, mas seu ideário sim. Além de Gal, da turma original, estavam na estrada, Mutantes, Tom Zé e Nara Leão, Torquato Neto firme nas letras e na poesia. Mas o exemplo da resistência e influência do Tropicalismo, foram os agregados: Jards Macalé, Walter Franco e Novos Baianos.

Quase todos da Bahia, Moraes, Paulinho Boca de Cantor, Galvão, Pepeu e Baby, turista em Salvador, conheceu a turma de Hipongas, se apaixonou pelo Guitarrista e largou o Rio e foi fazer História. Os cenários de música era os mais diversos para esta turma, que se juntou em 1969. Gravou um disco, de cara, que vendeu legal, como falaria com lentidão Moraes Moreira. Ferro na Boneca, foi o principio. A banda escolheu o nome, não para afrontar ou agredir suas referencias vindas da Tropicália, mas para prestar homenagem.

Mas foi João Gilberto, o muso do grupo. Aquele senhor que só aparecia em público de terno e gravata, um dia soube da existência dos Novos Baianos. Foi até a casa comunitária, onde viviam. Sem cerimonias, sem preconceitos, dignos de um Senhor da Revolução Musical, João encantou a Turma. Foi as dicas e a amizade do criador da Bossa Nova, que surgiu o melhor disco da Trupe: Acabou Chorare de 1972. Preta Pretinha, de Moraes com letra de Galvão, foi o grande sucesso do disco. Feita pensando em uma moça, que largou o namorado para ficar com Galvão e depois voltou para o primeiro, que a letra cheia de referencias da linguagem baiana a baladinha dançante empolgava minhas noites no meio das calçadas.

Preta Pretinha recebeu mais tarde uma versão carnavalesca, pelo próprio grupo. Mas curta o original aqui: http://zip.net/brkZrX .

Preta Pretinha
Laiá Larará Lararará Larará
Preta, Preta, Pretinha!
Preta, Preta, Pretinha!
Preta, Preta, pretinha!
Preta, Preta, Pretinha!
Enquanto eu corria
Assim eu ía
Lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Lhe chamar!
Enquanto corria a barca...
Por minha cabeça não passava
Só! Somente Só!
Assim vou lhe chamar
Assim você vai ser
Só! Só! Somente Só!
Assim vou lhe chamar
Assim você vai ser
Só! Somente Só!
Assim vou lhe chamar
Assim você vai ser
Só! Só! Somente Só!
Assim vou lhe chamar
Assim você vai ser...
Eu ía lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Eu ía lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Eu ía lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Eu ía lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Lhe chamar!
Enquanto corria a barca...
Abre a porta e a janela
E vem ver o sol nascer...(6x)
Eu sou um pássaro
Que vivo avoando
Vivo avoando
Sem nunca mais parar
Ai Ai! Ai Ai! Saudade
Não venha me matar
Ai Ai! Ai Ai! Saudade
Não venha me matar
Ai Ai! Saudade
Não venha me matar
Ai Ai! Ai Ai! Saudade
Não venha me matar...
Lhe chamar!



Nenhum comentário: