sábado, 22 de março de 2014

MINHA HISTÓRIA

A singeleza na poesia de Chico Buarque, quando mergulha no Universo Feminino, nos me emociona, nos empolga a Amar mais e mais as Mulheres. Chico transporta para música, a magia feminina, a força de superar dores e dificuldades é maravilhosa nas letras do compositor.

Minha História é destas canções, narrada por um filho, muito parecida com a temática de O Meu Guri, feito anos mais tarde. Trata de uma realidade a qual convivemos até hoje. As desigualdades sociais, geram situações de miséria, fome e famílias desestruturadas. Convivemos com realidades, como a da música, que maridos abandonam sua família e cabe a mãe criar seus filhos.

Chico Buarque quando esteve exilado na Itália, conheceu o compositor Lucio Calla. Tornou-se seu amigo. Foi lá que ouviu e teve a ideia de fazer a versão de Gesú Bambino. Interpreto a referencia ao menino Jesus, a definição de identidade do Cristo, com milhares de crianças abandonadas a própria sorte, vivendo nas ruas e no Trafico de Drogas.

Não deixava Minha História, de fazer critica metafórica a Ditadura. Vivíamos os tempos eufóricos e mentirosos, do milagre econômico, do Brasil Ame ou Deixe-o. Na verdade os Militares colocavam em marcha uma politica cada vez mais de concentração de renda e com isto, a pirâmide social se formava, com mais de 80% da população formada por pobres.

Minha História, foi composta em 1970, ainda na Itália. Mas gravada no disco Construção de 1971.


Link do Vídeo: http://zip.net/bvmShx .

Nenhum comentário: